Antes de descrever da génese das rochas sedimentares, é necessário explicar o que são os sedimentos. Sendo assim sedimentos são materiais derivados da desagregação de rochas magmáticas, metamórficas e/ou sedimentares. Podem ter origem detrítica, química ou biogénica. Essa origem classificará o tipo de rocha sedimentar.
A formação das rochas sedimentares ocorre à superfície da Terra. A génese destas rochas implica duas etapas fundamentais: a sedimentogénese e a diagénese.
Durante a sedimentogénese ocorrem vários processos: a meteorização, a erosão, o transporte e a sedimentação.
A meteorização consiste nas alterações físicas e/ou químicas das rochas, podendo ser de dois tipos: meteorização física ou meteorização química.
A meteorização física consiste na desagregação de fragmentos de dimensões cada vez menores, o que implica que aumente a superfície exposta aos agentes da meteorização, mantendo as características do material original. A água, o vento, o gelo, o calor e os seres vivos são alguns dos agentes desta meteorização.
A meteorização química é caracterizada pela alteração quer na composição química, quer na composição mineralógica. Os mecanismos de alteração química são complexos, mas podemos destacar a hidrólise, a oxidação e a carbonatação como os mais importantes. A hidrólise caracteriza-se pela ocorrência reacções de alteração química que envolvem água, levando à formação de novos minerais com desintegração do mineral original. A oxidação resume-se a reacções que envolvem o oxigénio provocando oxidações, por exemplo, o ferro que está na constituição de algumas rochas é facilmente oxidado passando a ferroso. A carbonatação ocorre na presença de águas acidificadas que reagem com as rochas, alterando e destruindo alguns dos seus minerais.
Após a meteorização das rochas, as partículas desagregadas vão ser removidas dos locais onde foram originadas pelos agentes erosivos (por exemplo a agua e o vento). Este processo denomina-se erosão.
Os materiais resultantes da meteorização das rochas podem ficar acumulados no local de origem formando depósitos residuais, mas na maioria dos casos são transportados, principalmente pela água e pelo vento. Durante o transporte os materiais sofrem algumas alterações, das quais se destacam o arredondamento e a granosselecção. O arredondamento dos detritos, devido ao choque entre eles, vão perdendo as suas arestas e os seus vértices, e a partir do seu grau de arredondamento podemos analisar a duração do transporte. A granosselecção consiste na selecção e separação das partículas consoante o seu tamanho, forma e densidade.
Quando no agente transportador perde a energia, os materiais depositam-se. Este processo denomina-se sedimentação. A deposição ocorre, em regra, segundo camadas sobrepostas horizontais e paralelas, principalmente se a sedimentação ocorrer em ambientes aquáticos. As camadas denominam-se estratos.
Após a sedimentogénese, a etapa que se sucede é a diagénese.
Depois da deposição, os sedimentos, geralmente, transformam-se em rochas sedimentares. Para que tal aconteça, intervêm processos físico-químicos diversos, que no seu conjunto constituem a diagénese. Alguns desses processos são a compactação e a cimentação.
À medida que a sedimentação prossegue, novas camadas se sobrepõem, aumentando assim a pressão entre as camadas, o que se denomina compactação. Essa pressão leva à expulsão da água existente nos interstícios dos materiais, provocando a aproximação das partículas, diminuindo assim o volume da rocha tornando-a mais compacta e densa. Seguidamente ocorre a cimentação que consiste no preenchimento dos espaços vazios entre os detritos com materiais de neoformação, resultantes da precipitação de substâncias dissolvidas na água que constituem um cimento que liga os detritos formando uma rocha sedimentar consolidada.
Tipos de rochas sedimentares:
Detriticas - são as rochas formadas a partir de detritos de outras rochas. Alguns exemplos são o arenito, o argilito, o varvito e o folhelho.
Químiogénicas - resultam da precipitação de substâncias dissolvidas em água. Alguns exemplos são o sal-gema, as estalactites e as estalagmites.
Biogénicas - são rochas formadas por restos de seres vivos. Alguns exemplos são o calcário conquifelo, formado através dos resíduos de conchas de animais marinhos; o carvão e o petróleo, formado a partir dos resíduos de vegetais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário