quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MUTAÇÕES GENÉTICAS (ESQUIZOFRENIA)

Mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Estas podem ser causadas por erros de formação do material durante a divisão celular, por exposição a radiação ultravioleta ou ionizante, vírus, raios-X, raios gama, calor (em certos casos), mutagénicos químicos (corantes alimentares, componentes do fumo do cigarro). É notável, também, que com as alterações do ambiente certos factores aumentaram consideravelmente conduzindo a mutações e ao aumento da frequência das mesmas. A célula pode também causar mutações deliberadamente durante processos conhecidos como hipermutação. Em organismos multicelulares, as mutações podem ser distinguidas por mutações somáticas, que não são transmitidas aos descendentes em animais. Em alguns casos, plantas podem transmitir mutações somáticas aos seus descendentes, de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as gemas de flores se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática. Assim, essa classificação é pouco eficiente para plantas, se ajustando melhor a animais. A fonte da mutação não se relaciona com seus efeitos, apesar de seus efeitos estarem relacionados com quais células são afectadas pela mutação.
Certas anomalias (umas mais graves que outras) podem originar-se após alterações do material genético de um indivíduo. Ou seja, visto que o material genético não é estático pode dar-se uma mudança na sequência das bases azotadas das moléculas de DNA, o que conduz à mudança das proteínas fabricadas. Se tais proteínas estão implicadas em funções específicas e fundamentais no organismo, a versão mutada das proteínas pode, por sua vez, originar uma doença.

A esquizofrenia, assim como muitas outras doenças mentais, acredita-se que seja uma combinação de factores genéticos e ambientais. A teoria genética admite que vários genes podem estar envolvidos, juntamente com os factores ambientais, contribuem para o surgimento da doença. Sabe-se que a probabilidade de um indivíduo vir a sofrer de esquizofrenia aumenta se houver um caso desta doença na família.
Esta doença é uma desordem cerebral crónica, grave e incapacitante, que afecta em torno de 1% da população. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão a ler e controlar os seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema.

Sem comentários:

Enviar um comentário