As briófitas são plantas simples da classe Musci, multicelulares, de pequeno porte (a grande maioria não ultrapassa 30cm). Não possuem sistema de vasos condutores, sendo os
líquidos conduzidos por difusão célula a célula. As plantas mais conhecidas desta classe são os fetos e os musgos. São características de ambientes terrestres húmidos e sombrios, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos, como a desidratação (por exemplo, quando estão em rochas nuas) ou mesmo ao congelamento em regiões polares.
Podem se reproduzir assexuadamente (quando as condições são favoráveis) ou sexuadamente (quando as condições não permitem que ocorra a reprodução assexuada). No entanto, apresentam-se sempre dependentes da água para que ocorra a reprodução sexuada, isto porque os gâmetas femininos (oosferas) e masculinos (anterozóides) necessitam da água para se deslocarem.
Um exemplo destas plantas é o polipódio, e este tem um ciclo de vida haplodiplonte (ver artigo sobre os ciclos de vida).
Sem comentários:
Enviar um comentário